Educação Financeira

Tecnologia a favor do investidor

09/10/2020

O mercado financeiro tem se tornado um desafio para muitos investidores, que agora precisam garimpar dentre as centenas de produtos disponíveis no mercado para encontrar oportunidades com rentabilidade interessante. Em momentos de turbulência e insegurança, como o que estamos vivendo, fica ainda mais difícil encontrar oportunidades interessantes de investimento. A taxa SELIC no patamar em que está é um item que complica ainda mais. A tecnologia, contudo, pode ajudar o investidor a construir uma carteira diversificada, com ativos que vêm performando acima da média, mesmo em meio ao cenário adverso que estamos vivendo.

No passado os investidores precisavam de muito dinheiro para entrar no mercado financeiro e dependiam dos analistas que ficavam presencialmente na bolsa gritando e fazendo gestos para comprar e vender os ativos. A história nos mostrou que a tecnologia tornou esses processos complexos em operações simples e rápidas. Hoje, qualquer investidor tem acesso às plataformas de investimento do mercado financeiro e pode comprar e vender pelo próprio celular na palma da sua mão, por meio do home broker. Ativos que, até então, eram pouco explorados e inacessíveis para maioria dos investidores, como o Tesouro Direto, também se tornaram acessíveis por meio de ferramentas tecnológicas.

Não demorou muito para que essa facilidade de comprar e vender ativos chamasse a atenção de pessoas que detinham conhecimento sobre o mercado financeiro. Essas pessoas passaram a viver de rendimentos da bolsa e ficaram conhecidos como traders. Mais uma vez, a tecnologia ajudou o mercado financeiro a se tornar mais acessível e democrático. Assim como a tecnologia afetou praticamente todos os aspectos da nossa vida, também vem afetando a nossa vida financeira.

Já existem ferramentas de Inteligência Artificial, machine learning no termo em inglês, e outras tecnologias de processamento de dados que tornaram as plataformas de investimento em prateleiras dos mais diversos produtos. Os analistas, por sua vez, criaram modelos de análise gráfica e fundamentalista que fazem o trabalho de garimpo dos melhores ativos disponíveis no mercado. Os robôs de investimento são exemplos e tem começado a se popularizar cada vez mais.

Quando pensamos sobre o futuro da tecnologia, pensamos em sua capacidade de nos proporcionar mais tempo e sua capacidade de tornar as coisas mais rápidas. Por isso, com um planejamento financeiro consistente, metas e objetivos claros, montar uma carteira de investimento diversificada está se tornando cada vez mais fácil. Ter uma carteira equilibrada pensada para um perfil de investidor específico, é fundamental para que esse iniciante fique mais tranquilo com eventuais volatilidades de mercado.

A Consulenza Investimentos utiliza todo o aparato tecnológico da maior gestora independente de recursos e patrimônio da Itália e uma das maiores da Europa , o grupo Azimut, para sugerir aos investidores as carteiras de investimentos com a melhor rentabilidade, sem deixar de lado o perfil de cada investidor. Nossas carteiras dão o melhor direcionamento aos clientes no que tange às mais diversas opções disponíveis. É a tecnologia a favor do investidor.

Leia também