Investimentos

Como a vacina da Covid-19 pode afetar seus investimentos

08/02/2021

Finalmente, a vacina chegou e os primeiros da fila já começaram a receber as suas respectivas doses. Mas qual o impacto disso nos seus investimentos? A questão é que a chegada da vacina traz impactos não somente na vida de cada um, como em todo o cenário econômico, gerando esperança para comércios e empresas de que as coisas voltem ao normal em médio prazo. Muitas pessoas ficaram desempregadas, faturamentos no negativo, gastos do dinheiro público, como o auxílio, etc. Com isso, criou-se uma expectativa muito grande ao redor da vacina e suas consequências positivas.

Nenhum evento foi mais esperado no mundo que a vacina contra a Covid-19. Na Bolsa, a vacinação também vem influenciando nos preços das ações. Empresas de setores que mais sofreram com a pandemia terão maior alívio com a vacina. Haverá mais consumo, produção e empregos com a volta da economia sem restrições.

Contudo, por esse aspecto, a margem para ganhos já pode estar menor, uma vez que muito da recuperação já foi precificado pelo mercado, ou seja, já é algo previsto e cujos impactos já podem ter sido mensurados e absorvidos ao longo dos últimos meses. Então a vacina não tem impacto? Ela teve a alguns meses quando foram anunciados os seus primeiros resultados e quando os governantes fecharam pacotes de compra da vacina. Entretanto, a maré já parece ter passado e os investidores que souberam aproveitar essa crise de 2020, nadaram de braçada.

A bolsa começou o ano de 2020 no patamar dos 120 mil pontos, caiu para quase 60 mil pontos no pior momento da crise e, agora, já retomou aos 120 mil pontos. No ápice da crise, havia investidor dizendo que era a “Black Friday” dos investidores, comprando de tudo um pouco. Mas nem todo mundo sabia qual era o fundo do poço, então o risco de entrar em algo que está caindo 50% era absurdamente alto. Afinal, sempre tem ações com um preço mais baixo e que têm um bom potencial de valorização.

Importante lembrar que a Bolsa é um investimento de longo prazo, não sendo recomendável aplicar com plano de resgatar em menos de um ano. Quem comprou uma ação do Ibovespa no começo de 2020 e só foi conferir seu extrato atualmente, nem sentiu a crise. Mas quem se atreveu a comprar e vender durante a crise se arriscou bastante, alguns ganharam mais muitos perderam. Um conceito básico de finanças que todos devem saber é que, quanto maior o retorno esperado do investimento, maior o risco envolvido e vice-versa.

Leia também